Publicado em 14 de Junho de 2019

Certificação ISO: faça pela a sua empresa e não somente pelo certificado



As empresas que optam por certificar-se em normas ISO investem um longo período de tempo na implementação dessas normas, para que possam divulgar o cumprimento dos requisitos ao mercado.

As normas ISO são formuladas a partir de um amplo estudo para melhorar os processos da empresa e reduzir os riscos que estes envolvem. Sendo assim, devemos enxergar as normas da ISO não como obrigatoriedade, mas sim como uma ferramenta que auxiliará a gestão da empresa e, por ser uma norma de requisitos, se torna obrigatório e não o contrário.

Para exemplificar, vamos falar brevemente da aplicação do Ciclo PDCA (planejar, fazer, verificar e agir). Esse é um processo que ocorre inconscientemente e usamos em nossa rotina profissional e até mesmo na vida pessoal.  No entanto, padronizar e criar um processo para isso trará resultados muito mais efetivos e mensuráveis. É preciso planejar o que será feito, executar conforme o planejado, analisar o que foi feito e corrigir as falhas identificadas. Parece óbvio, mas muitas vezes tomamos ações no nosso trabalho sem mensurar se são realmente ações positivas.

Sendo assim, a empresa que tem ou decide obter uma certificação ISO, não é simplesmente para colocar um certificado na parede, mas sim porque deseja melhorar efetivamente o seu processo de gestão, pois acredita no potencial da empresa e por isso aplica um estudo de padronização elaborado para auxiliar nesse processo. E todo o seu esforço é reconhecido através de um certificado internacional, o qual representa uma grande vantagem competitiva.

Ao aplicarmos as normas ISO, nos tornamos mais críticos e detalhistas em relação aos processos, não somente dentro da organização, mas também em relação a parceiros e fornecedores. Isso faz com que as decisões tomadas sejam mais rentáveis e seguras. Também passamos a ter uma estruturação melhor dos processos, com cada colaborador compreendendo o seu compromisso e valores organizacionais.

As normas ISO mais disseminadas no mercado atualmente são:
  • ISO 9001 - Gestão da Qualidade
  • ISO 14001 - Gestão Ambiental
  • ISO 45001 - Gestao de Saúde e Segurança do Trabalho
  • ISO 37001 - Gestão Antisuborno
  • ISO 20001 - Gestão de Serviços de TI
  • ISO 27001 - Gestão de Segurança da Informação
  • ISO 22001 - Gestão de Segurança Alimentar
 
Então, chegou o momento de planejar o sistema de gestão, aplicar, mensurar os resultados e melhorar sempre. Para isso, conte com toda a experiência e conhecimento da nossa equipe em Normas e Sistemas. Estamos prontos para ajudar você a alcançar os seus objetivos.
 



Comentários